Pequenos gestos, grandes presenças!
Pequenos gestos, grandes presenças
Tudo começou com a partilha de uma fotografia de um placar, alusivo à leitura, do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN)…
Com a aproximação do Natal, uma ideia foi ganhando contornos mais definidos, a proposta de uma oficina de escrita, planificada sob a égide do “Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar” da RBE, articulada com o resgate de uma tradição que, lentamente, se vai esbatendo – a escrita de postais – e, simultaneamente, ancorá-la em sólidos princípios de cidadania. Dialogar e refletir sobre uma situação de internamento e/ou doença de crianças, próximas das idades dos nossos alunos. Uma experiência de alteridade: vestir a pele do outro, convocar a descentração do egocentrismo, cultivar a empatia, sobretudo para com aqueles que se encontram fragilizados por questões de saúde.
Do papel passou-se à ação. Sinto-me profundamente grata ao senhor diretor que acarinhou a ideia, a todas as docentes e alunos que aceitaram embarcar nesta experiência, fazendo com que a Biblioteca Escolar ganhasse asas e se libertasse das suas paredes. Foi graças a todos eles que 86 postais chegaram ao CMIN. Tive, inclusivamente, a oportunidade de entregar pessoalmente um dos postais a um menino, o Samuel, que está internado. Na minha presença, leu o postal e esboçou um sorriso – gesto simples, mas repleto de significado e de riqueza humana. Sei que os outros postais estão a ser distribuídos por outras crianças. Levo comigo a alegria de ser portadora desta notícia, certa de que iluminará as nossas estrelas. Os remetentes e os destinatários são seres humanos reais, cujos corações pulsam a cada segundo, ávidos de Vida!
