Projetos

Nesta secção podemos encontrar informação relativa a projetos que a escola desenvolve. Read More

Ligações

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O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS DÁ VOZ AOS ALUNOS

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas neces-sidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. O prazo de apresentação de propostas é até ao final do mês de fevereiro; Read More

O curso de Línguas e Humanidades tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem o estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.

Este curso permite aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço; desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais; adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da comunidade.

Plano de Estudos

Componentes de Formação
Disciplinas
Carga Horária Semanal
(X 90 minutos) a)
10º
11º
12º
Geral
Português
Língua Estrangeira I, II ou III b)
Filosofia
Educação Física
4
4
4
4
4
4
4
4
5
-
-
4
Específica
História A
6
6
6

Opções c)

Geografia A
Língua Estrangeira I, II ou III
Literatura Portuguesa
Mat. Aplicada às Ciências Sociais
6
6
6
6
6
6
6
6
-
Opções d)
Filosofia A
Geografia C
Latim B
Língua Estrangeira I, II ou III *
Literaturas de Língua Portuguesa
Psicologia B
Sociologia
-
-
4
Opções e)
Aplicações Informáticas B
Direito
Economia C
-
-
4
  Educação Moral e Religiosa f)
(2)
(2)
(2)

a) Carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos.
b) Escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
c) Escolhe duas disciplinas bienais, nos 10.º e 11.º anos.
d) Escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções d)
e) Oferta dependente do projeto educativo de escola. Escolhe obrigatoriamente uma opção d) e mais outra d) ou e)
f) Disciplina de frequência facultativa.
(*) O aluno pode escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral ou a língua estrangeira estudada na componente de formação específica, nos 10.º e 11.º anos.

Que exames se Fazem?

Éobrigatóriaa realização dequatro exames nacionais.
Nofinal do 11º anorealizarás exame àsduas disciplinasbienais estruturantes (opções b), pelas quais optaste no 10º ano. Poderá substituir uma das disciplinas bienais da componente de formação específica pela disciplina de Filosofia da componente de formação geral.
Nofinal do 12º anorealizarás exame nacional a: Português e a História.

Possibilidades de candidatura ao ensino superior

Os quatro exames nacionais que irás realizar no 11º ano e 12º ano, permitem-te candidatar a todos os cursos do Ensino Superior que solicitem um ou vários dos exames nacionais que realizaste, sendo designados neste caso como provas de ingresso.
O Curso de Línguas e Humanidades dar-te-á, entre outras, a possibilidade de te candidatares aos cursos superiores das seguintes áreas:

nota: o acesso à frequência de um curso de uma destas áreas no ensino superior, está dependente dos resultados obtidos ao longo de todo o ensino secundário e das notas obtidas no exames nacionais – que constituem provas de ingresso, e que no seu conjunto permitem calcular a nota de candidatura no final do 12º ano)

Para informações complementares sobre este curso consulte

www.dgidc.min-edu.pt(consultarEnsino Secundário);
www.dges.mctes.pt(Relativamente às Provas de Ingresso exigidas para os diferentes cursos do Ensino Superior consultarEstudantes/Aceso ao Ensino Superior/Regime Geral/ Índice de CursosouAssistente de Escolha);
www.eb23-d-moises-alves-pinho.rcts.ptem SPO (Serviços de Psicologia e Orientação) a informação relativa aosalunos dos Cursos Científico-Humanísticos(Guia do aluno, Apresentação alunos 10º ano, Sites úteis, etc…)
Poderás também colocar as tuas dúvidas ao SPO da nossa escola:This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

O curso Científico-Humanístico de Artes Visuais tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise das obras de arte.

Este curso permite ao aluno desenvolver a perceção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica. Favorece ainda a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da atividade criativa.

Plano de Estudos

Componentes de Formação
Disciplinas
Carga Horária Semanal
(X 90 minutos) a)
10º
11º
12º
Geral
Português
Língua Estrangeira I, II ou III b)
Filosofia
Educação Física
4
4
4
4
4
4
4
4
5
-
-
4
Específica
Desenho A
6
6
6

Opções c)

Geometria Descritiva A
Matemática B
História da Cultura e das Artes
6
6
6
6
6
6
-
Opções d)
Oficina de Artes
Oficina Multimédia B
Materiais e Tecnologias
-
-
4
Opções e)
Aplicações Informáticas B
Direito
Economia C
Filosofia A
Geografia C
Língua Estrangeira I, II ou III*
Psicologia B
-
-
4
  Educação Moral e Religiosa f)
(2)
(2)
(2)

a) Carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos.
b) Escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
c) Escolhe duas disciplinas bienais,
nos 10.º e 11.º anos.
d) Escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções d)
e) Oferta dependente do projeto educativo de escola. Escolhe obrigatoriamente uma opção d) e mais outra d) ou e)
f) Disciplina de frequência facultativa.

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos

Que exames se Fazem?

É obrigatória a realização de quatro exames nacionais.
No final do 11º ano realizarás exame às duas disciplinas bienais estruturantes (opções b), pelas quais optaste no 10º ano. Poderá substituir uma das disciplinas bienais da componente de formação específica pela disciplina de Filosofia da componente de formação geral.
No final do 12º ano realizarás exame nacional a: Português A e a Desenho A.

Possibilidades de candidatura ao ensino superior

Os quatro exames nacionais que irás realizar no 11º ano e 12º ano, permitem-te candidatar a todos os cursos do Ensino Superior que solicitem um ou vários dos exames nacionais que realizaste, sendo designados neste caso como provas de ingresso.
O Curso de Artes Visuais dar-te-á, entre outras, a possibilidade de te candidatares aos cursos superiores das seguintes áreas:

Arquitectura, Artes Plásticas e Design;

Ciências da Educação e Formação de professores;

Alguns dos cursos da área das Ciências Sociais e Serviços e das Humanidades (conferir sempre provas de ingresso exigidas)

Etc…

(nota: o acesso à frequência de um curso de uma destas áreas no ensino superior, está dependente dos resultados obtidos ao longo de todo o ensino secundário e das notas obtidas no exames nacionais – que constituem provas de ingresso, e que no seu conjunto permitem calcular a nota de candidatura no final do 12º ano)

Para informações complementares sobre este curso consulte

www.dgidc.min-edu.pt(consultarEnsino Secundário);
www.dges.mctes.pt(Relativamente às Provas de Ingresso exigidas para os diferentes cursos do Ensino Superior consultarEstudantes/Aceso ao Ensino Superior/Regime Geral/ Índice de CursosouAssistente de Escolha);
www.eb23-d-moises-alves-pinho.rcts.ptem SPO (Serviços de Psicologia e Orientação) a informação relativa aosalunos dos Cursos Científico-Humanísticos(Guia do aluno, Apresentação alunos 10º ano, Sites úteis, etc…)
Poderás também colocar as tuas dúvidas ao SPO da nossa escola:This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

O curso de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o conhecimento e compreensão do mundo contemporâneo e dos seus principais problemas socioeconómicos.

Este curso permite compreender os conceitos básicos de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica, conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia, e compreender as dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.

Plano de Estudos

Componentes de Formação
Disciplinas
Carga Horária Semanal
(X 45 minutos) a)
10º
11º
12º
Geral
Português
Língua Estrangeira I, II ou III b)
Filosofia
Educação Física
4
4
4
4
4
4
4
4
5
-
-
4
Específica
Matemática A
6
6
6

Opções c)

Economia A
Geografia A
História B
6
6
6
6
6
6
-
Opções d)
Economia C
Geografia C
Sociologia
-
-
4
Opções e)
Aplicações Informáticas B
Direito
Filosofia A
Língua Estrangeira I, II ou III *
Psicologia B
-
-
4
  Educação Moral e Religiosa f)
(2)
(2)
(2)

a) Carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos.
b) Escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
c) Escolhe duas disciplinas bienais, nos 10.º e 11.º anos.
d) Escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções d)
f) Disciplina de frequência facultativa.
* Escolhe a língua estrangeira estudada na componente da formação geral, nos 10.º e 11.º anos.

 

Que exames se Fazem?

É obrigatória a realização de quatro exames nacionais.
No final do 11º ano realizarás exame às duas disciplinas bienais estruturantes (opções c), pelas quais optaste no 10º ano: Economia A e/ou Física e Geografia A e/ou Hitória B.
No final do 12º ano realizarás exame nacional a: Português e a Matemática A.

 

Possibilidades de candidatura ao ensino superior

Os quatro exames nacionais que irás realizar no 11º ano e 12º ano, permitem-te candidatar a todos os cursos do Ensino Superior que solicitem um ou vários dos exames nacionais que realizaste, sendo designados neste caso como provas de ingresso.
O Curso de Ciências e Tecnologias dar-te-á, entre outras, a possibilidade de te candidatares aos cursos superiores das seguintes áreas (conferir sempre as provas de ingresso exigidas por cada curso e o plano de estudos a frequentar a partir do 10º ano):

• Ciências da Educação e Formação de Professores;
• Ciências sociais e serviços;
• Economia;
• Gestão;
• Contabilidade;
• Secretariado;
• Alguns cursos do Ensino Militar e Policial;
• Etc.

(nota: o acesso à frequência de um curso de uma destas áreas no ensino superior, está dependente dos resultados obtidos ao longo de todo o ensino secundário e das notas obtidas no exames nacionais – que constituem provas de ingresso, e que no seu conjunto permitem calcular a nota de candidatura no final do 12º ano)

 

Para informações complementares sobre este curso consulte

www.dgidc.min-edu.pt (consultarEnsino Secundário);
www.dges.mctes.pt(Relativamente às Provas de Ingresso exigidas para os diferentes cursos do Ensino Superior consultar Estudantes/Aceso ao Ensino Superior/Regime Geral/ Índice de Cursos ou Assistente de Escolha);
www.eb23-d-moises-alves-pinho.rcts.pt em SPO (Serviços de Psicologia e Orientação) a informação relativa aos alunos dos Cursos Científico-Humanísticos(Guia do aluno, Apresentação alunos 10º ano, Sites úteis, etc…)
Poderás também colocar as tuas dúvidas ao SPO da nossa escola:This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

O curso de Ciências e Tecnologias tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender a ciência e a tecnologia e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.

Este curso permite desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias, e habilita para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e representação gráfica de formas reais ou imaginárias.

Plano de Estudos

Componentes de Formação
Disciplinas
Carga Horária Semanal
(X 45 minutos) a)
10º
11º
12º
Geral
Português
Língua Estrangeira I, II ou III b)
Filosofia
Educação Física
4
4
4
4
4
4
4
4
5
-
-
4
Específica
Matemática A
6
6
6

Opções c)

Física e Química A
Biologia e Geologia
Geometria Descritiva A
6
6
6
6
6
6
-
Opções d)
Biologia
Física
Química
Geologia
-
-
4
Opções e)
Aplicações Informáticas B
Direito
Economia C
Filosofia A
Geografia C
Língua Estrangeira I, II ou III *
Psicologia B
-
-
4
  Educação Moral e Religiosa f)
(2)
(2)
(2)

a) Carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos.
b) Escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
c) Escolhe duas disciplinas bienais, nos 10.º e 11.º anos.
d) Escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções d)
e) Oferta dependente do Projeto Educativo do Agrupamento. Escolhe obrigatóriamente uma opção d) e mais outra d) ou e) 
f) Disciplina de frequência facultativa.

* Escolhe a língua estrangeira estudada na componente da formação geral, nos 10.º e 11.º anos.

 

Que exames se Fazem?

É obrigatória a realização de quatro exames nacionais.
No final do 11º ano realizarás exame às duas disciplinas bienais estruturantes (opções c), pelas quais optaste no 10º ano: Biologia e Geologia e/ou Física e Química A e/ou Geometria Descritiva A. Poderá substituir uma das disciplinas bienais da componente de formação específica pela disciplina de Filosofia da componente de formação geral.
No final do 12º ano realizarás exame nacional a: Português e a Matemática.

 

Possibilidades de candidatura ao ensino superior

Os quatro exames nacionais que irás realizar no 11º ano e 12º ano, permitem-te candidatar a todos os cursos do Ensino Superior que solicitem um ou vários dos exames nacionais que realizaste, sendo designados neste caso como provas de ingresso.
O Curso de Ciências e Tecnologias dar-te-á, entre outras, a possibilidade de te candidatares aos cursos superiores das seguintes áreas (conferir sempre as provas de ingresso exigidas por cada curso e o plano de estudos a frequentar a partir do 10º ano):

• Ciências;
• Saúde;
• Tecnologias;
• Engenharias;
• Agricultura e Recursos Naturais;
• Ciências da Educação e Formação de Professores;
• Educação Física e Desporto;
• Ensino Militar e Policial;
• Alguns dos cursos da área das Ciências Sociais e Serviços (conferir sempre provas de ingresso exigidas)
• Etc.

(nota: o acesso à frequência de um curso de uma destas áreas no ensino superior, está dependente dos resultados obtidos ao longo de todo o ensino secundário e das notas obtidas no exames nacionais – que constituem provas de ingresso, e que no seu conjunto permitem calcular a nota de candidatura no final do 12º ano)

 

Para informações complementares sobre este curso consulte

www.dgidc.min-edu.pt(consultarEnsino Secundário);
www.dges.mctes.pt(Relativamente às Provas de Ingresso exigidas para os diferentes cursos do Ensino Superior consultarEstudantes/Aceso ao Ensino Superior/Regime Geral/ Índice de CursosouAssistente de Escolha);
www.eb23-d-moises-alves-pinho.rcts.ptem SPO (Serviços de Psicologia e Orientação) a informação relativa aosalunos dos Cursos Científico-Humanísticos(Guia do aluno, Apresentação alunos 10º ano, Sites úteis, etc…)
Poderás também colocar as tuas dúvidas ao SPO da nossa escola:This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Os Cursos Científico-Humanísticos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de carácter universitário ou politécnico, têm a duração de 3 anos lectivos correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Estes cursos conferem um diploma de conclusão do nível secundário de educação.
A escolha de um curso Científico-Humanístico permite-te aceder a uma área/curso de ensino superior de acordo com a profissão que pretendas vir a desempenhar mais tarde.
Os cursos científico-humanísticos são regulados pelo Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, alterado pelo decreto-Lei nº 91/2013, de 10 de julho e pela Portaria n.º 243/2012 , de 10 de agosto, com as alterações introduzidas pela Decaração de Retificação n.º 51/2012 , de 21 de Setembro.
A matriz curricular dos Cursos Científico-Humanísticos integra:

  • A componente de formação geral, comum a todos os cursos, que visa a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens e inclui as disciplinas de Português, Língua Estrangeira I, II ou III, Filosofia e Educação Física, de frequência obrigatória;
  • A componente de formação específica , que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respectivo curso e integra, inclui, para além de uma disciplina trienal obrigatória, duas disciplinas bienais e duas disciplinas anuais, cuja escolha e combinação é da responsabilidade do aluno, em função do percurso formativo pretendido;
  • A disciplina de educação moral e religiosa , de frequência facultativa;
  • As cargas horárias das diferentes componentes de formação, das disciplinas e da área curricular não disciplinar

Para além das disciplinas obrigatórias, o aluno pode diversificar e complementar o seu percurso formativo, mediante a inscrição em outras disciplinas, de acordo com a oferta de escola.