Projetos

Nesta secção podemos encontrar informação relativa a projetos que a escola desenvolve. Read More

Ligações

Nesta secção podemos encontrar várias ligações. Read More

Informação sobre as atividades a realizar durante a suspensão das atividades com alunos

Caros encarregados de educação e alunos Como já é do conhecimento público, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril. Assim, durante este período não haverá atividades letivas presenciais pelo que recomendamos que sejam cumpridas as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, de contenção da participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações a locais que potenciem o contágio. Nem alunos nem professores estão de férias pelo que, os professores de cada turma irão elaborar atividades que os alunos terão de desenvolver em casa e enviarão as mesmas através de email ou outro meio eletrónico. Recomendamos que os alunos se esforcem para conseguir dar cumprimento às mesmas com sucesso e que os encarregados de educação façam o necessário acompanhamento. Estou certo de que se todos colaborarmos conseguiremos ultrapassar esta fase com sucesso e com perdas mínimas. Durante este período os alunos com escalão A que tenham necessidade de almoçar durante a próxima semana deverão inscrever-se aqui até domingo dia 15 de março. Read More

Vincando um objetivo claro de qualificação da experiência e da formação dos estudantes do curso de animação sociocultural, este projeto é complementar, embora transversal e interligado, com o currículo do curso, mas baseado em novos modelos de aprendizagem a partir da investigação individual, criando condições para o desenvolvimento pessoal a partir da experiência adquirida.
Conceptualmente, pretende-se considerar a multidisciplinaridade como uma referência na transmissão de conhecimento e conteúdos curriculares, direcionando o ensino para uma experiência prática de ligação direta e ativa com o mercado de trabalho. Propõe-se um contexto de alavancagem profissional, baseada em modelos educativos/formativos complementares e alternativos à estrutura tradicional do curso de animação sociocultural, potenciando a aplicação de um plano anual inspirado em bons exemplos e no contacto direto com artistas e companhias nacionais, com foco na inovação em contexto cultural.
Criar um referencial formativo nacional, alicerçado na evolução da sociedade e na adaptabilidade dos modelos e metodologias de ensino, qualificando o contexto da aprendizagem da experiência pessoal dos estudantes.
O projeto visará uma preparação intelectual dos estudantes, promovendo um raciocínio artístico numa perspetiva experimental e a orientação para um perfil artístico, potenciando a ambientação a linguagens contemporâneas e complementares aos conteúdos curriculares.
Na implementação do projeto será utilizada como principal metodologia o laboratório artístico multidisciplinar com foco na experiência individual e coletiva, atribuindo uma nova vertente ao modelo de ensino, propondo novos conteúdos artísticos ao plano curricular em vigência. Com a aplicação desta metodologia pretende-se: estimular a descoberta acompanhada, sob a mentoria de artistas profissionais aptos a transmitir conhecimentos, conceitos e contextos potenciadores de novas influências balanceadas entre a realidade e o plano curricular; provocar a descoberta individual, promovendo a criação de projetos emergentes que potenciem resultados do curso e contribuam para o reforço do posicionamento artístico qualificado do município.

Link para o canal youtube com todos os videos do projeto Germinar