Com o objetivo de promover a personalidade de Manuel António Coelho e Castro, um dos fianenses mais ilustres e seu patrono, o Agrupamento de Escolas realizou no dia 6, em Fiães, a apresentação do livro “A História de Coelho e Castro Contada às Crianças”.

A concretização deste projeto só foi possível graças ao trabalho conjunto de alunos e professores desta escola, da Junta de Freguesia de Fiães e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Trata-se da adaptação da biografia deste benemérito da autoria da professora Amélia Faria, com ilustrações dos alunos do 12ºC do Curso de Artes Visuais, orientados pela professora e ilustradora Helena Veloso.
O Diretor do Agrupamento, António Pedro Lima, felicitou e enalteceu os autores na “difícil tarefa de criar e ilustrar episódios da vida de Manuel António Coelho e Castro de uma forma divertida e acessível a todos, em especial às crianças”. Por seu lado, Amélia Faria referiu que “ Contar às crianças a história do nosso patrono é, na verdade, colocar em cada menino uma semente que crescerá e dará frutos: amor ao próximo, amor à sua terra, solidariedade, coragem e outros valores que poderemos encontrar na vida deste fianense.”
O Presidente da Câmara, Emídio Sousa, congratulou-se com mais esta homenagem ao seu conterrâneo e benemérito fianense, “que teve a visão de apostar na educação num momento em que a maioria da população não sabia sequer ler. Acredito que só com investimento na educação conseguiremos dar competências aos nossos jovens e deste modo criar condições para que obtenham um emprego mais qualificado. Tal como preconizou Coelho e Castro, hoje o elemento diferenciador continua a ser a Escola”.