Projetos

Nesta secção podemos encontrar informação relativa a projetos que a escola desenvolve. Read More

Ligações

Nesta secção podemos encontrar várias ligações. Read More

O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS DÁ VOZ AOS ALUNOS

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas neces-sidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. O prazo de apresentação de propostas é até ao final do mês de fevereiro; Read More

Logo autoavaliacao Transparente                                                      Logo PAR Transparente

Informação à Comunidade Educativa

No presente ano letivo, na sequência do processo de autoavaliação do AE Coelho e Castro, foi constituída uma nova equipa.

Tendo como finalidades a melhoria contínua do AE Coelho e Castro, bem como da qualidade do ensino e da aprendizagem e da atuação de todos os elementos da comunidade educativa, considerámos importante e necessário procurar implementar no Agrupamento um dispositivo de autoavaliação que permitisse, de forma consistente e sistemática monitorizar e avaliar o trabalho que se desenvolve no Agrupamento, e desta forma melhorar o conhecimento (que a organização tem de si mesmo) da própria organização através da identificação de áreas fortes, fracas, constrangimentos e ameaças.

 

Manifestámos esta intenção à direção do Agrupamento, salientando contudo, a necessidade de formação e orientação para a criação desse dispositivo.

Em dezembro de 2013, surgiu a oportunidade, de realizarmos uma candidatura ao projeto de avaliação em rede – PAR, a qual foi aceite em janeiro de 2014. O referido projeto está estruturado em duas fases. A primeira fase inclui formação para a equipa de autoavaliação. Numa segunda fase a equipa de autoavaliação contará com o acompanhamento de uma assessoria externa especializada assente numa lógica de amigo crítico. Desta forma, no final da primeira fase, pensamos ter reunidas as condições necessárias para divulgar a toda a comunidade educativa o Plano de Ação da Equipa AA.

O envolvimento da Comunidade Educativa e o desenvolvimento de práticas reflexivas cooperativas são indispensáveis para a implementação deste dispositivo de autoavaliação, tendo como fim a melhoria e eficácia do Agrupamento.

Assim, a participação de TODOS é necessária e fundamental no processo de autoavaliação.

A Escola é de todos nós! Só com o empenho e envolvimento de todos conseguiremos melhorar!

Desde já, temos a certeza que podemos contar com a vossa colaboração.

A Equipa de AA