Projetos

Nesta secção podemos encontrar informação relativa a projetos que a escola desenvolve. Read More

Ligações

Nesta secção podemos encontrar várias ligações. Read More

O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS DÁ VOZ AOS ALUNOS

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas neces-sidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. O prazo de apresentação de propostas é até ao final do mês de fevereiro; Read More

Clube de Inglês

25-Mar-2008

Responsáveis: Docentes de Inglês.

British Quiz           American Quiz

O Clube de Inglês foi criado com o objectivo de promover o gosto e a aprendizagem da língua e cultura de expressão inglesa.

As actividades decorrem à quarta-feira à tarde e incluem o apoio individualizado aos alunos, o visionamento de filmes, a realização de trabalhos de investigação, a leitura de revistas e livros de expressão inglesa e a audição de canções. Para além disso, o grupo desenvolve regularmente actividades relacionadas com datas especiais.

Durante a Escola Aberta, realizada a 27 e 28 de Abril, o Clube foi visitado por centenas de alunos e professores de outras escolas, os quais tiveram oportunidade de assistir a representações levadas a cabo por alunos dos 10º e 11º anos. Puderam também provar algumas especialidades gastronómicas inglesas e americanas. Esta iniciativa teve bastante êxito, como é documentado pelas fotos inclusas.

 

 

 

Actualizado em ( 25-Mar-2008 )

Clube de Teatro

25-Mar-2008

Responsáveis: Drª. Carla Martins  -  Drª. Manuela Ventura  -  Mestre Sandra Frère  -  Drª. Virgínia Sá

                      "O teatro serve como lareira do mundo.
                      O teatro serve como lugar onde se faz o fogo.
                      O teatro serve como tocha que se leva na mão."
                                                                                        J. Lucas Pires

Invadir metaforicamente a escola com o prazer do teatro é a nossa meta.

Distribuem-se peças, marcam-se sessões muito concorridas, divertidas, desinibidoras, para descoberta de talentos. Fazem-se castings, ensaios de mesa, treinam-se entoações, expressões corporais... enfim, actividades que ajudam a construir o Murmúrios de um Grupo de Teatro.

Ouvem-se as pancadas de Molière desde 1999.
O pano sobe.
O pano desce.
Os aplausos estimulam-nos a continuar...
Descobrimos que os alunos lêem, interpretam, recriam.
Afinal, só é preciso ajudarmos a desvendar os talentos escondidos no íntimo de cada um e surpreendê-los com a descoberta de si próprios.

 

 

 

Em palco .noutros palcos

Na hora de fazer história, é necessário fazer memória. Em tempos que já lá vão, na distante década de 90 do século passado, era uma vez um grupo de pessoas que se reuniu para fazer teatro.

E de peça em peça, se foi construindo uma história com muitas personagens.

Fizemos teatro.

Visitámos "A Maluquinha de Arroios", privámos com "A Vizinha do Lado", conhecemos "Um Casal Virtual", partilhámos "O Saco das Nozes", cantámos "A Canção de Lisboa", "Antes de Começar", falámos ".Verdade a Mentir" e recuámos aos primórdios do teatro português com "Amores e Desamores em Gil Vicente".

Fomos ao Teatro. Entrámos no Teatro Nacional S. João do Porto, no Politeama, no Coliseu dos Recreios, no Teatro da Luz em Lisboa, no Auditório do Europarque, no Cine Teatro António Lamoso em Santa Maria da Feira . criámos amigos.consolidámos amizades com jantares, piqueniques e até acampamentos.

Tudo registámos na memória e hoje fazemos nossas as palavras do poeta "Fui feliz? Não o sei. Fui-o outrora agora."

Foi por isso, com saudade, que vimos partir "actores", cenógrafos, técnicos de som e luz, contra-regra, caracterizadores, responsáveis pelo guarda-roupa e adereços, com quem trabalhámos. E, por isso, continuamos o nosso trabalho, confiantes de que os novos elementos que agora começaram a trabalhar connosco possam brilhar sob as luzes da ribalta.

 

 

Actualizado em ( 25-Mar-2008 )